domingo, 13 de junho de 2010

Profeta Gentileza (José Datrino )

Fala ae galera!! Vamos falar um pouco sobre esse homem q espalhava simpatia, belas frases e q desistiu de seus bens materiais para seguir uma vida q ja tinha previsto q teria desde os 13 anos. Após um dos maiores acidentes circenses ocorrido na cidade de Niterói, José ouviu novamente as vozes q falavam sobre seu futuro, só q dessa vez falando q ele deveria deixar o mundo material, José deixa tds a sua grande quantidade de bens materias e começa a viver de forma natural e dizendo palavras q confortavam os familiares dos mortos naquele acidente. Apartir da década de de 70 Gentileza vira um andarilho q chega apercorrer td a cidade. Ele era mt visto na traavessia Rio-Niterói, espalhando sua gentileza em forma de belos versos ele ja declamou um pra minha vó pra provar q o fato eh verídico. Apesar de querer só o bem Getileza tbm era chamado de maluco nas ruas e ele ja tinha uma resposta para isso:
– “Sou maluco para te amar e louco para te salvar“.
Na década de 80 ele passa a morar abaixo do viaduto do Caju (São Cristovão-Centro), onde lah pintou váris pilastras com tinta verde e amarela suas criticas ao mundo e sua opnião do q fazer com o a forma de q se deve tratar o próximo.
Após sua morte, as pilastras foram danificadas pelos pichadores. No ano de 1999 foi criado pela prefeitura um projeto "Rio com Gentileza" onde seus escritos foram restaurados.
No final do ano 2000 foi publicado pela EdUFF o livro Brasil: Tempo de Gentileza, do professor Leonardo Guelman. A obra introduz o leitor no “universo” do profeta Gentileza através de sua trajetória, da estilização de seus objetos, de sua caligrafia singular e de todos os 56 painéis criados por ele.

Alguns de seus murais:


Se quiser ler o q ta escrito clique na imagem para aumentar.

Um comentário:

  1. Muito bem meninos, primeiro parabéns pela criação e pelas madrugadas,João, que você passou acordado trocando informações e dando uma força para o Coelho.Agora que foi dada a largada busquem materiais que falem sobre o projeto do ESFA e como ele tem, se é que tem, despertado em vocês um olhar crítico em relação as suas atitudes para consigo e com os outros.
    Abracejos
    Professora Debora Marques.

    ResponderExcluir